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Mitos sobre o desenvolvimento do seu bebê

Mitos sobre o desenvolvimento do seu bebê Um dos mais comumente recebidos durante a gravidez são conselhos e recomendações de mães q...

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mãe de comunicação e do bebê


"Conversa". Quando a criança começa a resmungar muitas vezes capazes de "conversar" com ele. Persuadi-lo a emitir sons como você fez no ano 108. Quando o fizer, imitá-lo e depois se cala. Quando você murmúrio de novo! replícale novamente. Fale com ele sobre isso muitas vezes, mas tome cuidado para não cansá-lo com este jogo.

"Falar em voz alta". Depois que a criança acostumou-se a "falar" quando você está perto dele, tentando fazer o mesmo (durante o mês quinto e sexto) a partir de uma distância. Pelo pouco que ouvi, você tem que gritar. Então você aprende a chorar alternadamente.

Crianças cujas mães respondem a seus sussurros quase sempre emitem sons mais frequentemente do que aqueles cujas mães têm menos tempo disponível para eles ou que as crianças criadas em instituições, onde os cuidadores não têm tempo suficiente para dedicar a cada criança também em particular.

Do quarto para sexto mês, a criança aprende a formar várias sílabas. Alguns deles são semelhantes às vozes dos animais. Outros parecem pertencer a diferentes idiomas. Em torno do quinto mês, aprender a rosnar, gritar, rosnar, ronronar, beijando sons, saindo de sua língua e soprar ar para emitir vibrações, etc. Hums melodiosamente e despesas diversas combinações vocais como "Aoao" e coisas do gênero.

Ao redor do sexto mês, provavelmente vai começar a formar algumas consoantes. Os mais comuns são: b, p, m, d, t, v (com o som que tem em outros idiomas, não espanhol, perto de f). Algumas crianças nesta idade estão começando a combinar vogais com consoantes para formar uma sílaba. Babble.

Como eu disse, no quarto mês vale a pena repetir expressões vocais de cada criança. Partir do quinto mês, devemos começar a se diferenciar. Você tem que repetir os sons que se assemelham aos de sua língua nativa, mas pronunciado corretamente. Pelo menos recompensar aqueles que não pertencem a ela (por exemplo, grunhidos, gritos na garganta, resmunga, os lábios lambendo, limpando).

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Exercício Mental Infantil


Preparando-se para o raciocínio abstrato principal: brincar com objetos que diferem em um recurso. A experiência tem mostrado que seis meses a criança é capaz de compartilhar em adultos que exigem a capacidade de trabalhar com abstrações.

Próximo jogo prepara o palco para o desenvolvimento desta faculdade. Da em várias ocasiões com seu filho vários objetos semelhantes que diferem em um aspecto, por exemplo, dois ou três colheres e duas ou três colheres de chá do mesmo.

A criança vai notar a diferença e seu foco será sobre os grandes. Dê alguns recipientes de plástico pequenos que têm a mesma forma e tamanho, mas são de uma cor diferente.

Serão atraídos para a diferença de cor. Use outros objetos para fazer você olhar para a diferença entre longas e curtas, características grossas e finas e outros. Assim, despertar sua atenção, você irá criar a base para o confronto com o resumo.

Capacidade da criança de seis meses abstrato e generalizar está intimamente ligada com o desenvolvimento da linguagem.


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Bebê contato social


Eu já mencionei que o desenvolvimento de chirp e, mais tarde, o murmúrio depende da medida em que encorajam as crianças a serem ativas. Um outro requisito é a satisfação de suas necessidades biológicas básicas.

Quando a criança está bem descansado, bem alimentado e saudável, e quando você pode ver e ouvir algo de interessante, felizmente mover seu corpo todo, incluindo as cordas vocais, e são felizes para murmurar. O exercício seguinte irá estimular sussurro do seu filho.

Estimulação do sopro simples contato social. Quando a criança está de bom humor, alimentado e descansado, sentar na frente dele, lean em sua direção, sorriso, tocando suavemente o queixo, bochechas e no pescoço e voz amorosa murmúrale. O voz.femenina é mais eficaz, sendo mais aguda do que a de homens.

No final do segundo mês, é provável que a emissão e alguns murmúrio ocasional. Na quarta, você será capaz de tirar um som quase todas as vezes que você tente. Alternate murmúrio de cinco segundos para cinco segundos de silêncio. Na maioria dos casos, as crianças murmúrio seu tempo durante o período de silêncio. Sorrindo e acariciando recompensá-lo.

Para garantir que uma criança muitas vezes murmurou para si mesmo e aprender para formar sílabas, é melhor para as possíveis reações diante de seu murmúrio espontânea. Deixe-me ver você, sorria e imitar seus sons.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Ensine seu filho a distinguir objetos

Ensine a criança a distinguir entre materiais

Brinquedos de borracha de imprensa. Dê ao seu filho alguma borracha de som brinquedos. Logo descobrem que, quando pressionado, emite sons diferentes. Os brinquedos de borracha macia são preferíveis às difícil, porque, quando pressionado, também irá mudar de forma.

Jogando com um tubo de borracha. Se a criança toma um tubo de borracha de cerca de dois metros de comprimento, o movimento vai criar curvas diferentes, mais ou menos fechado. Essas mudanças faísca seu interesse.

Jogando com um pano. Se você dar à criança uma fralda, uma toalha ou peça de roupa, começa a ruga, para expandir e encontrar outras maneiras para entretê-los.

Jogando com um saco plástico. Colocar vários itens em um saco plástico (como avelãs e dados) e fechá-lo. A criança apertando o saco, tomar os vários objetos em seu interior ea mudança de posição. Mudanças na forma do saco, os movimentos dos objetos no interior do plástico e do barulho vai excitar e provocar movimentação intensa.

Papel amassar e quebrar. Se você dar à criança uma folha de papel limpa, rugas e em breve começam a quebrar, o que irá manter você entretido por algum tempo.

Nota: A criança pode ser dada a alguns desses jogos sem você este, embora, é claro, você deve ser cuidadoso para não dar nada que pudesse ser ingerida, inalada ou estrangulá-lo.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Linguagem e das Relações Sociais em Lactentes


Lenguaje desenvolvimento, relações sociais e emoções durante o segundo trimestre (e também mais tarde) estão tão intimamente interligados que não podem ser cultivadas separadamente.

No sexto mês, o seu filho vai aprender provavelmente pronunciar todas as vogais, as consoantes e até mesmo algumas sílabas simples. Você também vai aprender a olhar com alguns objetos quando você ver os nomes.

Começar a criar uma relação estreita com as pessoas próximas a ele e fazer a diferença, através de seu comportamento, incluindo o resto do povo. Começar a estabelecer uma relação ativa com o seu ambiente social.

Raramente choro, e quando em contato com seus parentes, muitas vezes, rir em voz alta.


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Desenvolvimento pensar em Lactentes

Desenvolvimento do pensamento

Objetivo: No quinto e sexto mês a criança começa a reagir à relação entre causa e efeito, para que você possa começar a preparar lentamente para o pensamento abstrato, ou seja, para reagir de maneira diferente a certas características de objetos, dependendo, por exemplo, se grande ou pequeno, redondo ou quadrado.

Reagindo à relação entre o ato e seu efeito. Durante o mês quinto e sexto, eu sugiro que você começa a criar situações em que os resultados de atividade da criança em um resultado imediato. É usado para som brinquedos. No início, a criança acidentalmente apertar o brinquedo, ele emite o seu próprio som. Depois de vários hits por acaso, acabam sendo atraídos para a conexão entre sua própria ação e reação do objeto. Começar a puxar o brinquedo, a fim de fazê-lo soar.

Quando a criança é de cinco a seis meses jogando com o trapézio que eu descrevi, você verá que ele começa a experimentar, propositadamente variando seus movimentos. Sem dúvida, o trapézio move suavemente, em seguida, duro, e notar a diferença nos resultados. Brinquedos que facilitam uma variedade de atividades e levar a resultados observáveis têm valor educativo do que aquelas que só permitem uma atividade que dá o mesmo resultado.

Se você pendurar no saco de plástico bebê descrito acima e em que metiste vários objetos, manipular por muito tempo, porque você pode pegá-la de várias maneiras, apertando e esfregando, para reorganizar os objetos que ele contém, e assim por diante. Isto leva a uma extraordinária variedade de resultados, porque soa a sacudir o saco e muda de forma. Em vez disso, ele logo se cansou de brincar com uma bola suspensa acima dela, uma vez que existem algumas coisas que você pode fazer com ele.

As crianças gostam de jogos que lhes permitam descobrir por si mesmos as causas dos resultados obtidos. Esses jogos também são as mais adequadas para mantê-los ativos e implementar processos-chave. É importante para a criança acredita que seu ato um resultado imediato, pois isso irá tornar-se óbvia a relação entre causa e efeito. Somente no final do primeiro ano será capaz de apreciar a relação entre ação e reação, quando este chega um pouco atrasado.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Objetos de aprendizagem do bebê


Ensinar as crianças a agir com um objeto em outro objeto

Bater um objeto pequeno contra um maior. Quando a criança acostumou-se a mesa e batendo nele, pegue um balde ou qualquer outro brinquedo. Agarrá-lo e começar batendo na mesa com ele. Quanto mais barulho fizer, mais forte os seus ataques. A partir desse momento, você tem que mostrar que você tem permissão para bater a mesa da cozinha, mas não a sala de estar.

Bater em um objeto em um local específico. No ano anterior, o menino bateu toda a superfície da mesa ao alcance, sem qualquer finalidade. Ensiná-la ao ponto desejado. Dê um pequeno balde e colocar o maior na frente dele. Tirar o balde pouco e acertar o balde grande com ele. Logo, tentar imitar.

Ajudá-lo segurando sua mão e forçando-o a bater um balde para outro. Isso vai ensiná-lo a golpes diretos certa direção. Substituindo o pequeno cubo visto por outros objetos e uma grande caixa. O menino bateu o primeiro contra o segundo.

Realocar objetos sobre a mesa. Ensine a criança a mover os objetos sobre a mesa. Imitamos e fazer deslizar os objetos sobre ela. Pegar sua mão e fazer executar movimentos de deslizamento.

Passiva no início, logo percebe o que é e empurrar-se. Tente uma colher, por exemplo. Este exercício serve como preparação para outra, o que é ensinado para mover um balde para outro objeto, como o balde, ou seja, usá-lo como um instrumento.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Exercícios para as pernas para bebês


Dormir com as pernas apoiados no estômago de um adulto. Sente-se, se você puder na cama e sentir a criança em seu colo, dando-lhe frente e descansar os pés sobre seu estômago.

Estende-los para fora taxas. Quando a aderência, puxe as mãos delicadamente. Em seguida, empurre contra o seu estômago, pernas e empurrar para cima. Será mantido fora ou nádegas irá levantar-se, de barriga para fora. Fazê-lo sentar-se novamente e puxe-o novamente.

 Suspensão combinados. Quando a criança sabe para manter a sua presa com força suficiente para sustentar com segurança mantendo seus dedos quando você atrai para você de sentado para em pé, tente a suspensão combinados. Suporta a criança de volta em um travesseiro macio e estende-los a dois dedos de uma mão.

Quando o aperto, segure-o pelas pernas com a outra mão e álzale cerca de dez centímetros acima do travesseiro, de modo que a cabeça eo tronco são horizontais. Provavelmente a criança será capaz de sustentar suas próprias mãos a metade do peso de seu corpo. O resto do peso vai cair na mão com a qual ele submeteu as pernas.

Durante o quinto mês deste ano usado apenas como um teste, verificando através de uma ou duas vezes por semana, o progresso que ele fez. Se o sexto mês se sem esforço, aplicar com mais freqüência. Mais tarde, substituindo exercício complicado seus dedos através de um anel ou haste. Para sua segurança, deixe seu pai colocou a mão atrás da cabeça do bebê.

Observar o seu entorno mais de um obstáculo. Seu filho vai usar mais armas se isso lhe permite observar algo sobre uma barreira, como a borda do buggy ou o banheiro. Você nunca jogado à sua volta no carro. Inferior da capa, colocar de cabeça para baixo e colocar um colchão em que ele fosse preso até a borda e observar o que acontece ao seu redor conforme você avança.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Sarampo em crianças


No caso de sarampo abordagem da questão deve centrar-se na descrição de medidas preventivas e as características das vacinas disponíveis, uma vez que a finalidade da ação de saúde sobre essas doenças para as quais as vacinas têm como erradicada aconteceu com a varíola.

O sarampo não é, como se ainda acreditava, uma doença inofensiva e inevitável é preferível a "passar" o mais rapidamente possível. Pelo contrário, é uma doença perigosa que pode deixar seqüelas importantes e até mesmo causar a morte. Tal como acontece com muitas outras doenças, ela pode transferir sua recém-nascido anticorpos específicos para o sarampo.

Estes últimos cerca de 9 meses, mas depois disso a criança é suscetível à doença. Esta doença geralmente ocorre nos primeiros anos de vida, mas pode não estar recebendo até a adolescência.

Há descrições de casos isolados e até mesmo epidemias verdade em idades mais avançadas, quando os indivíduos foram expostos ao vírus do sarampo (epidemias em ilhas e comunidades isoladas, onde a doença não tinha penetrado). Nestas circunstâncias, a evolução é sempre arriscado. É adquirida pelo contato direto.

A doença é causada por um vírus. Antes de desenvolver quaisquer sinais e sintomas que o paciente já está infectado, tornando possível que a doença vai se espalhar consideravelmente. Após um período de incubação de cerca de 10 dias são febre, mal estar, eo frio característico triplo (nasal, conjuntival e da faringe), que estão em ascensão até o 4 - dia em que a erupção aparece.

Ele começa atrás das orelhas e couro cabeludo linha e se estende da cabeça aos pés e do tronco para os membros. A pele parece pardorojiza, com áreas de maior concentração. A erupção começa a desvanecer-se a 3 - ou 4 - dia e sua pele torna-se francamente coloração marrom. Atacados em mais há uma descamação fina.

É necessário isolar a criança durante o período eruptivo, para evitar a propagação do vírus ainda. O sarampo não é mais contagiosa após o dia 5 da erupção começou, então considera-se que após este período a criança pode voltar para a escola.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Crianças que não podem dormir sozinho


Muitos pais resolver uma variedade de maneiras pelas quais essas situações que surgem diariamente e necessitam de uma grande dose de paciência e dedicação, em uma hora do dia quando os adultos estão cansados.

A maneira mais fácil é aceitar o pedido do filho para não dormir sozinha. * Isto não há muito a resolver. Adiada para mais tarde um processo que inevitavelmente irão ocorrer.

A criança deve estar desenvolvendo esses medos, emocional, e os pais precisam preservar sua privacidade para uma vida bem sucedida casado. A criança não vai passar por você e deixá-lo com firmeza, para acompanhá-lo em suas experiências, tentando compreender que há uma separação entre o mundo adulto ea sua própria.

Compreensivelmente, no tratamento de todas as situações decorrentes de tais fatores divisões entram em jogo em ambos os lados: um casal com conflitos sexuais podem usar as dificuldades lógicas da criança para esconder seus próprios.

Como mencionado no início, a noite não é o que mostram as aparências. Eles jogam em suas emoções e conflitos que não têm nada a ver com a paz do descanso.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Exercício braços bebê


Objetivo: o sexto mês a força da criança aderência certamente será grande o suficiente para prendê-lo quando você puxar para cima para colocar.

Uma criança que se exercitam regularmente será capaz de manter por pelo menos um segundo quando se trava a partir de um anel e repousa sobre as pernas. Sua força motriz tem que ser adequada para permitir o rastreamento de armas usando pelo menos dois pés e ficar sobre os joelhos (de quatro).

Segure-se em um trapézio, enquanto deitado de costas. Nós descrevemos expondo os exercícios do trapézio para crianças de dois a três meses. Aos seis anos, será usado para exercícios mais difíceis. No segundo trimestre, a criança se apega a ele com crescente confiança e começar a impulsionar-se para cima.

Para empurrar, levantar as pernas vigorosamente. Também começam a virar de lado e deitado de bruços com a ajuda do trapézio. Se você colocar seu filho para que o trapézio longitudinal que lhe resta, sem prejuízo das mãos e dos pés e, às vezes, vão subir para o ar. Se ele repousa sobre o ventre, agarrá-lo com uma ou ambas as mãos e, ao mesmo tempo, incline a cabeça para trás completamente.

Origem a um sentado e em pé. Taxas tendem a seu filho, quatro meses. Depois agarrou-se a eles, permitindo que você puxe a sentar-se. Pelo mês quinto e sexto, a barragem vai ser firme o suficiente para servir em uma corda, um pedaço de mangueira de borracha, uma haste ou um anel, em vez dos dedos.

Sempre observar estas duas regras: protege a cabeça, sem tocar, para evitar o risco de uma possível queda e não deixá-lo sentar-se. Colocá-la de novo a cada vez. Quando você tiver aprendido a manter um bloqueio em um objeto até a posição sentada, pode complicar os exercícios enquanto estava deitado sobre o lado direito e puxando-o até que ele está sentado do lado direito.

Em seguida, coloque-o no lado esquerdo e repita. (Quando deitado de lado, as pernas da criança deve formar um ângulo reto com seu corpo.) No quinto mês, muitas crianças não só contribuirá activamente para sentar, mas continuará a suportar. O exercício vai funcionar melhor se você descruzar as pernas e se você tiver cuidado para não escorregar para a frente.

O rapaz então apoiá-los e levantar-se para si mesmo. Não jogue-o enquanto pendurado passivamente com as mãos. Ser maduro para este exercício em que capaz de se levantar os braços com eles em ângulos superiores a 45 graus. "

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Escarlatina em bebês


Uma das doenças eruptivas da infância que mais preocupam os pais, já que historicamente ela foi considerada como uma doença grave. Esse temor se justifica porque não havia hospitais infantis nos quartos dedicada exclusivamente ao tratamento dessa condição e suas complicações, mas o uso de medicamentos específicos e métodos de diagnóstico precoce para o organismo causador mudaram drasticamente o curso da doença e seu prognóstico .

O agente da doença é uma bactéria chamado grupo A estreptococo hemolítico, o que causa várias doenças na infância: amigdalite, faringite ou, escarlatina, ou infecções da pele. O tipo de infecção causada por este organismo depende da rota de entrada e de idade e do estado imunológico do hospedeiro. A incidência é menor em recém-nascidos geralmente começa a subir entre 6 e 12 anos e atinge expressão máxima antes da adolescência. As infecções são mais comuns no inverno e primavera.

A doença é transmitida principalmente pelo contato direto com doentes ou portadores de germes. Escarlatina começa abruptamente com febre, vômitos, faringite ou amigdalite e, às vezes, dor abdominal grave, que pode sugerir uma mesa cirúrgica.

A erupção geralmente aparece dentro de 12 horas do início da doença. São vermelhas, identificar o tamanho de uma cabeça de alfinete, que dão à pele uma textura áspera semelhante a uma lixa. Ele se espalha rapidamente por todo o corpo e se parece com uma "queimadura com arrepios." Ela começa na face, tronco e depois se espalha para as extremidades. As amígdalas são ampliadas e avermelhada. Palato e úvula têm a mesma aparência.

A língua aparece em branco nos primeiros dias e depois torna-se vermelho brilhante, pontilhado com papilas proeminentes. Pelo olhar é chamado de "língua de morango."

No final da primeira semana todos os sintomas desaparecem e começa a descascar, um dos traços característicos da escarlatina.

Pode ocorrer durante a primeira semana, por ação direta de estreptococos. Os mais comuns são otite média e sinusite.

Possíveis complicações tardias (após 1-3 semanas) são a febre reumática ea glomerulonefrite aguda, que são graves, mas felizmente rara e sua incidência diminuiu com a introdução de adequada e início de tratamento antibiótico.

Isto aponta para vários objectivos-chave: efeitos dominantes da doença, reduzir a sua duração e evitar complicações e transmissão. É importante instituir tratamento preventivo em crianças que estão em contato com um paciente. Tal como acontece com outras doenças eruptivas da infância, no caso da escarlatina não é aconselhável para fechar escolas ou graus, mas um bom acompanhamento de crianças que tenham estado em contacto com o germe.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Bebês com problemas de sono


Não podemos dizer que a insônia ocorre na criança da mesma forma que em adultos, mas em ambos, a chegada da noite pode promover a ansiedade eo medo. É hora de ficar sozinha, diante de algo desconhecido, de alguma forma em uma jornada para outra dimensão.

Portanto, há, sobre a noite, toda uma mitologia: bruxas, fantasmas e vampiros. Na primeira infância é reforçada quando os pais são separados da criança e deve aceitar que tanto ficar juntos e excluídos.

Em seguida, ele acrescentou dois fortes emoções: o medo da separação e do medo da exclusão.

É por isso que os dois a três anos começam a manifestar as dificuldades de dormir. A criança não quer ir dormir. Ele resiste, chorar ou expressar sua resistência em rituais noturnos, exigindo que a mãe permanece ao seu lado, o berço não, desligar a luz, para não fechar a porta. Mais tarde pode ser acompanhado por uma boneca querida, que atua como animador.

Outros comportamentos também podem ter o mesmo valor, tais como chupar o dedo. As histórias também servem esta função: acompanhar a criança, cheio de palavras, personagens, histórias, aquele mundo que se apresenta como peito vazio da companhia, luz e movimento do dia.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Não há nenhuma mãe ideal

Na prática, como as semanas após o nascimento, você deve tomar cuidado, tanto quanto possível do seu filho para o seu "tempo livre", ou seja, o seu período de vigília, respeitando a sua cochilos pouco após a alimentação. Assim, tendo tido um dia bem preenchido, dormir toda a noite sem perturbar os seus pais.

O quarto passo é a consagrar o bebê de dois meses após o parto, pelo menos. Sem dúvida que é insuficiente, mas em nossas sociedades modernas, onde as mulheres trabalham frequentemente, é geralmente impossível obter mais de dois meses de licença pós-parto.

Pelo menos, estes dois meses deve ser consagrada como uma prioridade para o bebê. Ambos, marido e outros filhos devem compreender que precisam, e não constituem um encargo adicional para a jovem mãe, mas uma ajuda.

O quinto passo, eo mais difícil, é tentar continuar esbanjando como muita ternura e cuidado possível para a criança após esses dois meses.

Agora é evidente que as condições variam de acordo com cada caso particular, e que a mulher que vai trabalhar às seis da manhã e não retornou até oito horas, tendo que lidar com além da casa, pode dedicar muito pouco tempo seu filho, geralmente confiada a uma creche ou uma babá.

Em suma, o ideal não existe em nosso mundo "desenvolvido". Cada mãe é responsável por entender a importância do toque e do sentimento que deve estar com seu filho, e organizar a sua vida na ponta dos seus deveres profissionais a dedicar tanto tempo quanto possível e o melhor de si.

No entanto, nunca devemos esquecer que um bebê precisa de mais carícias seu leite, além do fato de seu amor trocar fraldas.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Desenvolvimento da Criança

Os conceitos e clássico, no desenvolvimento intelectual das crianças emergem da obra de Jean Piaget, psicólogo suíço famoso.

Para ele, as crianças constroem seu universo mental por etapas claramente definidas que, invariavelmente, seguem um "... a aquisição de determinados conceitos pela criança enquanto é impossível não alcançaram o estágio adequado. "

Essa maneira de ver as coisas é compartilhada pelo professor François Lhermite, que escreve: "... estágios de desenvolvimento cognitivo está bem definido, nenhuma das quais poderia ser omitido na progressão que leva à hipótese de pensar tico-dedutivo pela concepção de Piaget ".

No entanto, estudos mais recentes parecem contradizer essa maneira um tanto rígida de olhar para o processo de "maturidade intelectual". Em particular, as inúmeras investigações conduzidas pelos embriologistas e fisiologistas a partir de embriões de animais e animais recém-nascidos.

Para todos esses autores, "... função pode desempenhar um papel na maturação normal dos órgãos eo cérebro e, conseqüentemente, no desenvolvimento de comportamento [...].

O momento de um determinado comportamento depende da função ou experiência. Na ausência de toda a experiência, o comportamento em questão, no entanto, vai, embora muito mais tarde [...].

Essa idéia de "facilitação" também significa que, apesar de certas habilidades comportamentais característicos de uma espécie pode se desenvolver na ausência de experiência anterior, que nunca pode alcançar seu mais alto nível de funcionamento ou diferenciação [...].

A experiência precoce produz, em relação a um estado subseqüente fenômenos normalmente manifesto que nunca tinha havido nenhuma experiência como início [...]. Exemplos de indução (influência determinante da experiência precoce) enfatizam a importância de com-portamental plasticidade durante o desenvolvimento ...».